Pesquisar este blog

sábado, 11 de setembro de 2010

SECRETÁRIO ANUNCIA ABERTURA DE NOVOS LEITOS EM HOSPITAIS PÚBLICOS PARA TRATAR USUÁRIOS DE CRACK


RIO - O secretário nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Uchôa, anunciou nesta quinta-feira que o governo federal vai lançar, na próxima semana, os primeiros editais para a instalação de leitos em hospitais com o objetivo de tratar usuários de entorpecentes, principalmente de crack. O anúncio foi feito na 2ª Conferência Latino-Americana sobre Políticas de Drogas, na Faculdade Nacional de Direito, no Rio.
- Se não houver conselhos, não haverá objetivos, e vamos continuar apagando incêndios - disse o secretário.Os editais serão as primeiras medidas práticas do Plano Nacional de Combate ao Crack, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio, e que terá repasse de R$ 410 milhões para os municípios. Uchôa fez um apelo para que os governos municipais e estaduais incrementem os conselhos regionais de políticas de drogas.
Em um dos painéis, Manuel Cardoso, integrante do Conselho Diretivo do Instituto de Droga e Toxicomanias de Portugal, elogiou a iniciativa de descriminalizar o usuário naquele país. Cardoso disse que a medida, adotada na década passada, estabeleceu uma distinção clara entre usuário e traficante: a posse da quantidade de droga equivalente ao consumo de dez dias.
- É uma experiência muito positiva porque, até o momento da descriminalização, colocava-se em situação de fragilidade quer o tóxico-dependente, quer o terapeuta. O terapeuta porque lidava com um criminoso, e o toxico-dependente porque tinha sempre medo, pois podia ser delatado e preso - disse Cardoso, antes de Uchôa afirmar que era contra uma medida similar no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode fazer aqui seu comentário!